11ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica

"Diversidade de pessoas e saberes: o desenvolvimento em nossas mãos"
De 25 a 27 de Novembro de 2010

Regulamento

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus – Porto Alegre

REGULAMENTO – MOSTRA DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
DO IFRS – CAMPUS PORTO ALEGRE

Capítulo I
Dos Objetivos e da Abrangência

Art. 1º – O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre.

Art. 2º – A Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica é um evento promovido pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) do IFRS-Campus Porto Alegre, sob organização da Comissão Organizadora da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.

Art. 3º – O objetivo geral da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica é oportunizar a apresentação e discussão de trabalhos elaborados por estudantes do IFRS-Campus Porto Alegre e dos demais campi desta Instituição, que tenham empreendido uma investigação sobre um tema, aplicando métodos e processos técnicos e/ou científicos.

Art 4º – São objetivos específicos da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica do IFRS-Campus Porto Alegre:
I – Despertar no estudante o interesse pela investigação científica em todas as áreas de natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e contribuindo, assim, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
II – Incentivar o estudante a desenvolver trabalhos técnicos-científicos com o intuito de promover a iniciativa, a criatividade e a descoberta, bem como a preocupação com o meio no qual está inserido.
III – Propiciar a divulgação da produção técnico-científica realizada nos diversos cursos do IFRS para a comunidade.
IV – Possibilitar ao estudante a integração com colegas do IFRS e/ou de outras Instituições de Ensino e Pesquisa, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências.
V – Promover a integração do IFRS-Campus Porto Alegre com os demais campi do Instituto.

Capítulo II
Das Atribuições da Comissão Organizadora
Art. 5º – São atribuições da Comissão Organizadora da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica:
I – Elaborar o cronograma da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.
II – Providenciar os recursos humanos e de estrutura necessários para a realização do evento.
III – Promover a divulgação da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.
IV – Coordenar as inscrições e avaliações dos trabalhos.
V – Designar os membros das Comissões de Avaliação dos Trabalhos.

Capítulo III
Da Participação e das Inscrições
Art 6º – Poderão participar da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica os estudantes regularmente matriculados no IFRS-Campus Porto Alegre e nos demais campi do IFRS.
Parágrafo único – Cada estudante poderá participar de um único trabalho como Apresentador.

Art. 7º – As inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas conforme cronograma da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.
§ 1º - As inscrições dos trabalhos serão realizadas por meio eletrônico através do site do IFRS-Campus Porto Alegre, na página da CPPG/Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.
§ 2º – A submissão dos trabalhos, visando sua inscrição, se dará na forma de resumo, efetuada pelo apresentador.
§ 3º– A homologação das inscrições dos trabalhos será efetuada pela Comissão Organizadora da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica.

Art. 8º – Os trabalhos de Ensino Médio e Técnico, bem como os do Ensino Superior serão divididos nas seguintes áreas (adaptado a partir do Catálogo Nacional de Cursos do MEC):

  1. Ambiente, Saúde e Segurança
  2. Controle e Processos Industriais
  3. Gestão e Negócios
  4. Hospitalidade e Lazer
  5. Informação e Comunicação
  6. Infra-estrutura
  7. Educação
  8. Produção Alimentícia
  9. Produção Cultural e Design
  10. Produção Industrial
  11. Recursos Naturais

Capítulo IV
Da Avaliação.
Art. 9º – Os trabalhos serão avaliados em suas áreas por avaliadores convidados pela Comissão Organizadora da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica e CPPG.

Art. 10º – O professor que for orientador de algum trabalho participante não poderá ser avaliador dos demais trabalhos da respectiva sessão.

Art. 11º – A avaliação dos trabalhos ocorrerá durante a realização da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica, conforme critérios disponibilizados no site do evento.

Art. 12º – Casos omissos serão analisados e deliberados pela Comissão Organizadora da Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica e CPPG..


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre - Rua Ramiro Barcelos, 2777 - Bairro Santana - Fonte (51) 3308 - 5110

aumenta o tamanho da letra
diminui o tamanho da letra
tamanho de letra normal
imprimir