Palestras Confirmadas

Inovação em Tecnologias Sociais

Robinson Henrique Scholz

Foto do Prof Robinson Scholz

Short bio: Possui graduação em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com início em 2013. Atualmente é professor de educação superior do Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, atuando na coordenação da Incubadora de Empreendimentos Solidários. Professor no curso de Administração e CST Processos Gerenciais e pesquisador no Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Administração e Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, administração, autogestão,gestão de pessoas, liderança e gestão socioambiental.

Muito além do imaginado: cicloexpedição pela América do Sul

Leandro Bazotti

Foto Leandro Bazotti

Short bio: Mestre em Turismo e Hospitalidade, Especialista em Educação Profissional, Bacharel em Turismo e Hotelaria, Técnico em Guia de Turismo, Professor de Montanhismo e Escalada, Instrutor de Turismo de Aventura, Condutor de Ecoturismo, Educador ao Ar livre, Auditor Interno em Sistemas de Gestão da Segurança, Resgatista de Áreas Remotas e Consultor em Atividades em Ambientes Naturais.No ano de 2015 realizou uma viagem de bicicleta de 10 meses de duração pela América do Sul, totalizando 9 mil quilômetros pedalados (7 mil de chão batido – de Ushuaia a Cusco), entre os lugares mais inóspitos do planeta e mais lindos do mundo (cenários incríveis como a Terra do Fogo, Patagônia, Carreteira Austral, Região dos Lagos, Ruta 40, Altiplano, Deserto de Atacama, Zonas de Vulcões, Salar de Uyuni, Estrada da Morte, Lago Titicaca, Machu Picchu, sempre serpenteando a Cordilheira dos Andes). Enfrentou varias dificuldades, como ventos de 120km/h, temperaturas abaixo de zero, calores escaldantes, altitudes de 5 mil metros, chuvas de semanas de duração, falta de agua, subidas de mais de 70km fora muitas outras coisas. Mas os momentos de felicidade e as amizades realizadas, além das belezas dos locais e suas culturas compensaram tudo. Uma cicloexpedição em busca da realização de sonhos e abdicação da urbanização.

Rede Fab Lab e a Educação, Ciência e Tecnologia

André Peres

Foto André Peres

Short bio: Possui graduação em Informática pela PUC-RS (1996), mestrado em Ciência da Computação na área de Tolerância a Falhas pela UFRGS (2000) e doutorado Ciência da Computação na área de Segurança Computacional pela UFRGS (2009). Atualmente é professor do IFRS Campus Porto Alegre atuando nos cursos de Mestrado Profissional em Informática na Educação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Redes de Computadores. É coordenador do POALAB, pertencendo à rede mundial de Fab Labs e Rede Fab Lab Brasil. Atua principalmente em: fabricação digital, fab labs e maker spaces, internet das coisas, redes de computadores e segurança computacional. A fabricação digital acessível/pessoal impulsiona a quarta revolução industrial e traz consigo impactos profundos na vida cotidiana e nas relações de trabalho. Em sintonia com as inevitáveis mudanças, uma rede mundial de laboratórios denominada fab lab visa popularizar a fabricação digital enquanto busca soluções inovadoras para problemas locais (que muitas vezes possuem impacto global). Nesta palestra, é feita uma introdução sobre a rede de laboratórios de fabricação digital Fab Lab, suas características e princípos, os impactos sociais e as oportunidades que traz para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Oportunidades para Inovação no IFRS

Anderson Ricardo Yanzer Cabral

Foto do Prof Anerson Yanzer

Short bio: Anderson Yanzer é professor na área de Informática do IFRS – Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul / Brasil e chefe do Departamento de Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico deste Instituto. É Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS e voluntariamente atua como Diretor adjunto da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC-RS). Atuou como Professor e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação por 19 anos na ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, onde também atuou na implantação e gestão da Incubadora Tecnológica. Trabalhou 8 anos na área de Tecnologia do banco Itaú e foi empreendedor e consultor na área de Informática.