VISÃO GERAL

O StartPoa é um evento da MostraPoA concebido para incentivo à criatividade e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para a sociedade. Essas ideias devem demonstrar viabilidade e promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora. O objetivo deste evento é despertar nos participantes o espírito do futuro empreendedor, apresentando propostas para incrementar ou criar soluções de impacto para a comunidade. StarPoA, você participa e todos ganham.

Regulamento

Leia o Regulamento do evento StartPoA integralmente e veja todas as condições necessárias para participar dessa nova oportunidade.

1. Propostas

O StartPoA receberá propostas voltadas para qualquer área do conhecimento desenvolvido pela instituição. As 20 propostas selecionadas terão uma grande visibilidade para investidores, pois serão apresentadas para esse público. Além disso, três destaques serão selecionados no dia 04 de outubro de 2017. O IFRS está em busca de recursos para serem investidos no desenvolvimento das propostas contempladas.

Essas 3 propostas podem ser selecionadas para pré-incubação e devem ser desenvolvidas para aplicação e inserção no mercado ou para a realização de Prova de Conceito que demonstre na prática, a metodologia, os conceitos e as tecnologias envolvidas, proporcionando ao IFRS inserção efetiva no setor produtivo com proposição de parcerias para resolver problemas e criar novas oportunidades de negócios.

2. Passos para participação

a) FORME SUA EQUIPE

icone de apresentação

de 2 a 5 estudantes e pelo menos um servidor (orientador) efetivo vinculado à instituição de ensino pública, que será o coordenador da proposta. Não esconda a sua ideia; compartilhe-a e você terá muito mais chance para desenvolvê-la

b) PENSE EM ALGO NOVO

icone de apresentação

pense em soluções inovadoras que visem novos processos, produtos, serviços envolvendo desafios voltados para as diversas áreas do conhecimento. Tente responder às seguintes questões: a) que problema irá resolver b) que mudanças irá proporcionar ou realizar, e c) quem será beneficiado com a sua proposta

c) REGISTRE SUA IDEIA

icone de apresentação

preencha todos os documentos solicitados na seção Documentação Necessária, organize e seu Plano de Intenção Proposta conforme o Modelo detalhando o problema, hipóteses, objetivos, justificativas, beneficiados e resultados esperados.

d) SUBMETA SUA PROPOSTA

icone de apresentação

envie todos os documentos solicitados na seção "Documentação Necessária", para o e-mail mostra@poa.ifrs.edu.br, com o assunto "StartPoa 2017". Recomenda-se fortemente a preparação de um vídeo de até 3 minutos. Para criá-los, use ferramentas gratuitas como RawShorts e Powtoon, por exemplo. Publicado o vídeo no YouTube e cole o link no Plano de Intenção da Proposta.

e) APRESENTE-A EM 3 MINUTOS

icone de apresentação

é chegado o grande momento. Você deverá usar a técnica Elevator Pitch para convencer a banca e os investidores que sua ideia vale a pena ser desenvolvida. Primeira vez? então veja algumas dicas para uma apresentação adequada e eficiente que fazem toda a diferença ;-)

3. CRONOGRAMA

a) 1ª Fase - Inscrições: de 29/08/2017 até 19/09/2017 às 23h59min
b) 2ª Fase - Avaliação: de 20/09/2017 até 26/09/2017 às 23h59min
c) Divulgação das 20 propostas: em 27/09/2017 (neste site - para apresentação na MostraPoA)
d) 3ª Fase - Apresentação da Proposta: em 04/10/2017 (segundo dia da MostraPoA - exposição para banca / investidores.)
e) 4ª Fase - Seleção das propostas: em 04/10/2017 (3 melhores propostas escolhidas pela banca)
f) 5ª Fase - Premiação: em 04/10/2017 (convite para pré-incubaçao e treinamento)

4. PERGUNTAS FREQUENTES

4.1 Que tipo de ideia pode ser inscrita?

As equipes deverão escolher ideias que proponham soluções inovadoras e que visem novos processos, produtos, serviços e soluções a desafios tecnológicos voltados para as Áreas de Conhecimento no âmbito do IFRS (ou alguma área temática definida).

4.2 Quem pode participar?

Quaisquer estudantes regulares acompanhados por um orientador, servidor do quadro permanente em atividade no IFRS. As equipes ainda podem ser mistas, ou seja, os participantes do mesmo time podem ser de cursos e até níveis diferentes (técnico, graduação, especialização ou mestrado). Para participar, os interessados deverão formar uma equipe composta pelo orientador e por 2 até 5 estudantes, com indicação do estudante líder.

4.3 Posso participar em mais de uma equipe?

O estudante e o orientador poderão submeter apenas uma proposta, ou seja, não poderão participar de outra equipe.

4.4 Minha equipe pode inscrever mais de uma ideia?

Não. Cada equipe somente poderá inscrever uma única proposta.

4.5 Qual a premiação das 3 selecionadas?

As propostas poderão ser apresentadas para investidores da região metropolitana de PoA e o IFRS está buscando recursos financeiros para que as 20 propostas selecionadas sejam divulgadas (constando num banco de ideias) e as 3 melhores possam iniciar seu desenvolvimento. No dia da apresentação, 4 de junho de 2017, dentre as 20, 3 destaques serão conhecidos e terão maior visibilidade e poderão conseguir apoio dos investidores presentes.

4.6 Como deve ser o vídeo / material de submissão?

O vídeo a ser preparado e enviado no ato da inscrição deverá de curta duração (até 3 minutos), e que tem o objetivo principal de atrair um investidor ou cliente para um negócio. Para criá-los, use ferramentas gratuitas como RawShorts e Powtoon, por exemplo. Publique o vídeo no YouTube e cole o link no Plano de Intenção da Proposta. Veja algumas dicas que ajudarão na preparação do seu material.

4.7 Quem deve apresentar?

Um aluno da equipe - escolhido como líder - deve ser o apresentador da proposta dentro do período de 3min rigorosamente de acordo com a técnica do Elevator Pitch.

4.8 Como faço uma apresentação adequada e eficiente?

  1. Tempo é ouro (não fale muito rápido, nem muito lento). Pense numa média de 150 (cento e cinquenta) palavras por minuto e um limite de 350 (trezentas e cinquenta) para toda sua exposição.
  2. Estruture a sua exposição no seguinte esquema, utilizando o tempo médio indicado:
    1. 20% do tempo: importância / relevância da ideia / aspectos inovadores;
    2. 10% do tempo: status / situação atual / se já foi submetido / se tem fomento / vai iniciar;
    3. 40% do tempo: tarefa a ser feita / ajuda / complementação que você precisa;
    4. 30% do tempo: resultado esperado / impacto / possibilidades geradas / melhorias, etc.
  3. A preparação é chave para uma boa apresentação. Sugere-se que ela seja escrita e ensaiada.
  4. Seja objetivo e evite generalizações.
  5. Seja positivo. Demonstre entusiasmo e o quanto você acredita na sua ideia e projeto de forma natural.
  6. Clareza e simplicidade são fundamentais. Informe exatamente o que você quer e do que você precisa.

5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Antes de qualquer coisa, leia na íntegra o Regulamento do StartPoA. Envie os documentos solicitados para o e-mail mostra@poa.ifrs.edu.br, com o assunto "StartPoa 2017".

  1. Apêndice III - Plano de Intenção da Proposta
  2. Apêndice IV - Formulário de Inscrição

6. LISTA DE IDEIAS SELECIONADAS

  • 1º) Onde Tem? Plataforma de Publicação de Promoções em Mercados
  • 2º) JurisTech - Plataforma para pesquisa jurisprudencial, análise, visualização de dados e tomada de decisões
  • 3º) Exchanging
  • 4º) Plataforma Portifólio Digital
  • 5º) 2Safe: seus registros médicos em um aplicativo
  • 6º) Mag - A foca que te ensina a programar
  • 7º) Sistema de monitoramento de ambientes de produção e armazenamento de produtos farmacêuticos com uso de sensores wireless inteligentes de baixo custo
  • 8º) Colaboraí

7. IDEIA DESCLASSIFICADA

Planejamento de Marketing Jurídico (por não atender o item 2.2 do regulamento do StartPoA)

8. IDEIAS VENCEDORAS

  • 1º) 2Safe: seus registros médicos em um aplicativo
  • 2º) Sistema de monitoramento de ambientes de produção e armazenamento de produtos farmacêuticos com uso de sensores wireless inteligentes de baixo custo
  • 3º) Onde Tem? Plataforma de Publicação de Promoções em Mercados
  • 3º) Plataforma Portifólio Digital (empate técnico)

A organização da MostraPoA e do StartPoA agradece a participação de todos e parabeniza os autores das ideias vencedoras, desejando sucesso a todos na nova fase. Será encaminhado o contato à incubadora do Campus PoA para a articulação da nova etapa.